sexta-feira, 27 de maio de 2011

Sabedoria da Terra

Terra, ensina-me a quietude, como a relva é silenciosa pela luz.
Terra, ensina-me a sofrer, como as velhas pedras sofrem com a lembrança.
Terra, ensina-me a humildade, como as flores são humildes em seus primórdios.
Terra, ensina-me a acarinhar, como a mãe que envolve seu bebê.
Terra, ensina-me a coragem, como a árvore que se eleva solitária.

Terra, ensina-me a limitação, como a formiga que rasteja no solo.
Terra, ensina-me a liberdade, como a águia que paira no céu.

Terra, ensina-me a resignação, como as folhas que morrem no outono.

Terra, ensina-me a regeneração, como a semente que brota na primavera.
Terra, ensina-me a esquecer de mim mesmo, como a neve que derrete esquece sua vida.
Terra, ensina-me a lembrar da bondade, como os campos áridos choram com a chuva.



"UTE" Philip Novak - A Sabedoria do Mundo Sabedoria da Terra

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Chamado Lakota aos portadores da Chanupa e à Humanidade





O nascimento do novilho de búfalo branco em 25 agosto de 2006, traz nova mensagem de paz e esperança, aos portadores da Chanupa Wakan, Pipa Sagrada, trazido pela Mulher Novilho Búfalo Branco ao povo lakota, sejam estes portadores nativos ou não, de várias partes do mundo, que possam rezar por novos tempos, bem como todos aqueles que sentem este chamado.




É a mensagem abaixo de David Swallow, líder espiritual teton oglala lakota, da reserva de Pine Ridge.(Por Stephanie M. Schwartz, Escritor Freelance – Membro da Associação Americana Nativa de Jornalistas © Setembro 18, 2006 Brigghton, Colorado Stephanie M. Schwartz)



A quase totalidade das nações indígenas americanas o nascimento de um búfalo branco é considerado um evento altamente sagrado. Aos Lakotas, aos Dakotas, e as nações Sioux, esse acontecimento têm um papel primal em suas crenças tradicionais e profecias tradicionais. É fato que desde o raro nascimento do novilho búfalo branco em 1994, chamado “Miracle”, em uma fazenda da família de Heider em Janesville, Wisconsin, se tem notícia do nascimento de muitos novilhos brancos.


É interessante que, como o "Miracle", a maioria destes bezerros nasceu em fazendas possuídas por povos americanos não-nativos. Adicionalmente, como um símbolo da esperança para a paz, os não-nativos e povos de muitas outras culturas vieram a conhecer acerca da significância desse evento e passaram a respeitar e, de certa forma, a honrar essas criaturas.



Miracle morreu inesperadamente em 2004, de causas naturais, com somente dez anos de idade; uma notícia que chocou nações indígenas do mundo inteiro. Agora, um outro Búfalo Branco Sagrado, nomeado por Valerie Heider de “Miracle's Second Chance”, nasceu NA MESMA FAZENDA em Wisconsin, durante uma tempestade do relâmpago no dia 25 agosto de 2006. Líder Espiritual tradicional David Swallow, da tribo Teton Oglala Lakota da reserva Pine Ridge, falou hoje acerca do significado e da mensagem que vê no nascimento deste novilho.



Ele acredita claramente que o nome para este novilho foi realmente parte da mensagem. Ele falou, "(...) o nome é direito, ele não é nenhum acidente, o nascimento do Miracle's Second Chance é realmente uma segunda possibilidade (de milagre) para todo a humanidade". Swallow disse que ainda que para seu povo o relâmpago represente uma destruição maligna, contudo, sente que a mensagem é muito mais forte.


Dessa forma explicou que "(...) não é especificamente uma pessoa comum ou sequer um governante em especial que traz o perigo de destruição ao mundo. São todos aqueles que andam na ambição, avareza e na inveja que alimentam a profetizada serpente-de-muitas-cabeças que consumirá seu próprio sustento." David Swallow explicou que as histórias tradicionais de seus povos dizem que a Mulher Novilho Búfalo Branco surgiu em um momento da grande necessidade, quando havias muita discórdia e guerras para trazer às pessoas a paz, para mostrar como viver de uma boa maneira.



A Sagrada Mulher apareceu inicialmente a dois homens. Neste primeiro encontro, um dos homens honrado pela visão, demonstrou profundo respeito, reverência e uma postura espiritual correta. O outro foi consumido e transformado em cinzas em razão de suas próprias intensões malignas.




David Swallow acredita que, outra vez, assim acontecerá em nosso mundo: "(...) o nascimento deste novilho simboliza que o mal estará destruído" ele disse. Suas palavras contam que "é tempo que as nações brancas e todas as principais lideranças mundiais retornem a viver no mundo de uma boa maneira, em paz e em harmonia, cada um, com a Mãe Terra.



Somente assim, a vida continuará seu curso em nosso mundo". Mas para Swallow ficou claro que também há uma mensagem para as nações indígenas. Indicou que a Sagrada Mulher Búfalo Branco trouxe ao povo a Chanupa Wakan, a Pipa Sagrada, para as pessoas que pudessem rezar de uma boa maneira rezos sinceros que pudessem ser ouvidos pelo Criador.



David Swallow emitiu uma chamada a todos aqueles que carregam um cachimbo sagrado. Disse, "(...) os portadores da Pipa Sagrada, nativos-americanos ou não, necessitam sacar para fora suas Chanupas e usá-las cada dia, rezando para que a paz e a harmonia retorne a nosso mundo de uma maneira boa. Rezem para que os povos do "dinheiro" acordem e parem de destruir a Mãe-terra, somente pelo lucro. Peçam pela saúde da Terra. Você pode fazer uma diferença, uma diferença muito real. As Chanupas necessitam serem utilizadas para esta finalidade por tudo que o carregam. Necessitam fazer isso cada dia e andar com estes rezos em seus corações".

Continuou, "(...) meu inglês não é bom. Eu tenho que ter cuidado porque às vezes eu uso as palavras e posso ser entendido mal. Mas todos necessitam compreender claramente isto: a necessidade do rezo, se você é um carregador de Chanupa ou não, se você é índio americano ou não. Nós necessitamos rezar porque somente pelo rezo que o mundo estará conservado. Será somente pelo rezo que os corações daqueles que estão destruindo o mundo podem ser mudados."

David Swallow terminou dizendo, "(...) eu tenho dito que esta é nossa segunda chance para a humanidade. Eu rezo que os povos acordem e ouçam a mensagem. Nossas vidas e nosso mundo dependem disso. Ho, hecetu yelo, eu falei."


Para ver retratos do novilho Miracle's Second Chance no Internet, visite www.whitebuffalomiracle2.homestead.com NOTA: Este artigo pode re-publicado livre de carga por tanto tempo quanto seu autor dê permissão, respeitado o direito de copyright, se o artigo permanecer com conteúdo e atribuição o riginalmente dada. Stephanie M. Schwartz, escritor freelance, pode ser contactado em SilvrDrach@gmail.com