quarta-feira, 30 de março de 2011

Animal de Poder


Na tradição do povo da nação Sioux (Índios Norte Americanos) é dito que todos nós quando nascemos temos um Animal de Poder (Guardião, Protetor, Anjo...) que se manifesta em forma animal no universo interno, muitas vezes eles são bem presente em nossa vida, mas não nos damos conta disso, existem as vezes situações que as pessoas dizem:

- Nossa você é forte como um urso, você é rápido como um cavalo e assim vai.


Na tradição também dizem que quando os nossos Espiritos Animais se afastam por não darmos a devida atenção à eles, ficamos doentes, nesses casos são feitas viagens de tambor para resgatá-los, as doenças podem ser diversas (físicas, espirituais, emocionais entre outras).


Nós quando nascemos temos nossos sentidos apurados, mas quando vamos crescendo na maioria dos casos vamos esquecemos estes sentidos, pois focamos nossa mente para "coisas mais importantes" perdendo assim nosso talento natural.


O conhecimento está dentro de nós, pois já nascemos com ele, apenas temos que lembrar que existe e o tambor é um instrumento que nos ajuda a lembrar.


Mauricio Matos


Aho!!

terça-feira, 29 de março de 2011

CÓDIGO DE ÉTICA DOS XAMÃS














*1. Levante com o Sol para orar. Ore sozinho. Ore com freqüência.O Grande Espírito o escutará se você, ao menos, falar.

*2. Seja tolerante com aqueles que estão perdidos no caminho. A ignorância, o convencimento, a raiva, o ciúme e a avareza, originam-se de uma alma perdida.Ore para que eles encontrem o caminho do Grande Espírito.

*3. Procure conhecer-se, por si próprio. Não permita que outros façam seu caminho por você. É sua estrada, e somente sua. Outros podem andar ao seu lado, mas ninguém pode andar por você.


*4. Trate os convidados em seu lar com muita consideração. Sirva-os o melhor alimento, a melhor cama e trate-os com respeito e honra.

*5. Não tome o que não é seu. Seja de uma pessoa, da comunidade, da natureza, ou da cultura. Se não foi ganhado, nem foi dado, não é seu.

*6. Respeite todas as coisas que foram colocadas sobre a Terra. Sejam elas pessoas, plantas ou animais.

*7. Respeite os pensamentos, desejos e palavras das pessoas. Nunca interrompa os outros nem ridicularize, nem rudemente os imite. Permita a cada pessoa o direito da expressão pessoal.

*8. Nunca fale dos outros de uma maneira má. A energia negativa que você colocar para fora no universo, voltará multiplicada a você.

*9. Todas as pessoas cometem erros. E todos os erros podem ser perdoados.

*10. Pensamentos maus causam doenças da mente, do corpo e do espírito. Pratique o otimismo.

*11. A natureza não é para nós, ela é uma parte de nós. Toda a natureza faz parte da nossa família Terrena.

*12. As crianças são as sementes do nosso futuro. Plante amor nos seus corações e ágüe com sabedoria e lições da vida. Quando forem crescidos, dê-lhes espaço para que cresçam.

*13. Evite machucar os corações das pessoas. O veneno da dor causada a outros, retornará a você.

*14. Seja sincero e verdadeiro em todas as situações. A honestidade é o grande teste para a nossa herança do universo.

*15. Mantenha-se equilibrado. Seu Mental, seu Espiritual, seu Emocional, e seu Físico, todos necessitam ser fortes, puros e saudáveis.Trabalhe o seu Físico para fortalecer o seu Mental.Enriqueça o seu Espiritual para curar o seu Emocional.

*16. Tome decisões conscientes de como você será e como reagirá. Seja responsável por suas próprias ações.

*17. Respeite a privacidade e o espaço pessoal dos outros. Não toque as propriedades pessoais de outras pessoas, especialmente objetos religiosos e sagrados. Isto é proibido.

*18. Comece sendo verdadeiro consigo mesmo. Se você não puder nutrir e ajudar a si mesmo, você não poderá nutrir e ajudar os outros.

*19. Respeite outras crenças religiosas. Não force suas crenças sobre os outros.

*20. Compartilhe sua boa fortuna com os outros. Participe com caridade

terça-feira, 15 de março de 2011

Viva com sabedoria

Viva sua vida de forma que o medo da morte nunca possa entrar em seu coração.
Nunca incomode ninguém por causa de sua religião:
Respeite os outros em seus pontos de vista, e exija que eles respeitem os seus.

Ame sua vida, aperfeiçoe sua vida,embeleze todas as coisas em sua vida.

Busque fazer sua vida longa e de serviços para seu povo.

Prepare uma canção fúnebre nobre para o dia quando você atravessar a grande passagem. Sempre dê uma palavra ou sinal de saudação quando encontrar ou cruzar com um estranho em um local solitário.
Demonstre respeito a todas as pessoas, mas não se rebaixe a ninguém.

Quando você se levantar de manhã, agradeça pela luz, pela sua vida e força. Dê graças por seu alimento e pela alegria de viver. Se você não vir nenhuma razão para dar graças, a falha se encontra em você mesmo.

Não toque o aguardente venenoso que transforma os sábios em tolos e rouba deles suas visões.

Quando chegar sua hora de morrer, não seja como aqueles cujos corações estão preenchidos de medo da morte, e que quando a hora deles chega eles choram e rezam por um pouco mais de tempo para viverem suas vidas novamente de uma forma diferente.
Cante sua canção de morte, e morra como um herói indo para casa.

Tecumseh

quinta-feira, 10 de março de 2011

Dominio do guerreiro interior



Entre o povo indigena sioux, um jovem índio que sempre causava problemas. Era irriquieto, explosivo, sempre metido em brigas e confusões.
Como aquela era uma aldeia pacífica e os conflitos eram resolvidos por uma espécie de assembléia entre os mais velhos, foi decidido que o rapaz deveria ter uma conversa séria com o velho e sábio conselheiro da tribo.
Assim decidido, o rapaz foi chamado diante do ancião.
O mesmo convidou o rapaz a sentar-se diante dele e passou a fitá-lo calmamente.
Depois de alguns minutos, disse:
- Você está causando muitos problemas à nossa tribo e trazendo-nos muitas preocupações.
O que tem para falar em sua defesa?
O jovem, impaciente, respondeu:
- Eu sou o que sou! Não consigo mudar!
- O velho índio ficou calado por mais alguns minutos e disse:
- Apesar da minha idade, também tenho conflitos internos.
Dentro de mim existem dois cachorros: um deles é cruel e mau, o outro é passivo e muito bom. E os dois estão sempre brigando...
O jovem índio, intrigado com o quetinha escutado, perguntou:
- E qual dos dois cachorros, diantede uma disputa, ganharia a briga?
O sábio índio parou, olhou bondosamente para àquele jovem à sua frente, e respondeu:
- Aquele que eu alimento!

Todos nós temos um lado bom e um lado ruim:
é da natureza humana,pois ninguém é perfeito.
Existe dentro de nós um cachorrocruel e mau, e outro passivo e bom.
Resta saber: qual deles VOCÊ alimenta?

sexta-feira, 4 de março de 2011

Tudo Está Ligado



Xamanismo é um conhecimento muito antigo, que está sendo escrito até hoje, não existe verdade absoluta, tudo está certo, todas as situações que passamos são aprendizados, momentos bom ou ruins, porém temos que ter consciência que tudo que acontece não é por acaso, existe a lei de ação e reação, se plantarmos sementes boas colheremos bons frutos, tendo essa consciência não encontraremos tantas pedras no caminho. Tudo tem a mesma importância, de um grão de areia ao universo, Somos Todos Um. O xamanismo é a comunhão com todos os seres, se realmente entrarmos em comunhão com todos os seres não precisaremos de professores para trilharmos o Caminho Vermelho, pois imagine a quantos milhões de anos uma pedra está sobre a terra, imagine quanta informação existem em seu Ser, e saiba que estas informações estão disponiveis, basta somente ouvir o que ela tem para nos ensinar. O silêncio é um grande aliado do xamã, quando conseguimos aquietar nossa mente e nosso coração, então conseguimos acessar o Sagrado, a natureza tem muito à nos falar, precisamos apenas prestar mais atenção.


Aho!!!! Mitakuye Oyasin

Mauricio Matos

quarta-feira, 2 de março de 2011

Convite-Cerimônia de Harmonização Global na Praça da Paz


Aos Guerreiros de Wakan Tanka.
Convite:
No dia 20 de março, receberemos a visita do Daniel Brower, o americano que vive na Argentina. Foi ele quem criou o Círculo do Som que hoje tem representantes em muitas partes do mundo. Fui convidado pela Rita Pontes e pelo Luiz Henrique do Som de Cristal para participar com os meus Tambores e a minha Flauta, seria uma honra recebê-los também com os seus Tambores para participarem! Quanto mais tambores melhor!!! Se você não tem Tambor, venha da mesma forma, a Mãe Terra precisa da nossa força.
Nos vemos lá.
Aho!!!!

Será na Praça da Paz do Parque do Ibirapuera, das 11:00 h as 13:00h.